quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pensando..

A primeira foto na faculdade a gente jamais esquece. Ah, meus doces 20 anos!

Tô pensando em algumas várias coisas hoje, então seria confuso eu escrever sobre um coisa em específico!Mulheres pensam demais, mas homens também não é?! Eu sei que sim.

Hoje foi uma manhã divertida, passei lembrando com a Vanessa algumas peripécias dos tempos de faculdade. Daqueles primeiros semestres em que era apenas teoria, teoria (cadê o bendito estágio no hospital que NUNCA chegava?), mas os 2 primeiros semestres são os que mais me dão saudades.

O 1º foi assim:

- A anatomia que me ensinou a fazer uma traqueostomia com caneta bic...

- A histologia que me ensinou que há pessoas loucas que sim se importam MUITO com o orkut e são muito apegadas ao cachorro que morreu e desabafa com 44 alunos que tornaram-se por um minuto "psicólogos" daquela professora (ela era meio fora da casinha, certo muito fora) que não fazia questão de se pentear, era furiosa, dava umas provas terríveis e deu "estrelinhas" para alunas que colavam na prova (fazia uns 10 anos que não via uma professora desenhar uma estrelinha na prova pra apenas tirar 0,5 pontos das que colavam).
Ok, mas foi com ela que aprendi que a traquéia tem cílios, que os músculos d corpo tem diversas células de diversos jeitos. Aprendi a usar um microscópio, aprendi a quebrar as lâminas de um microscópio entre várias coisas. E eu ria, ficava até as 18:30 em uma aula rindo porque aquela professora era engraçada! Não vou esquecer jamais daquela salivinha no canto da sua boca enquanto ela falava, falava e falava...

- A biofísica que me ensinou nada, praticamente NADA não me lembro de nada, acho que não era eu naquela sala de aula. Só lembro do trabalho sobre o ouvido interno que expliquei, mal muito mal por sinal, do meu colega explicando como funcionava um estetoscópio...

- Ecologia não me lembro de nada ao quadrado, aliás nessa cadeira eu só dormia, dormia muito, babava na carteira. Lembro que a prova foi com consulta e de outro trabalhinho que apresentei.

- Fundamentos do Cuidado Humano I lembro do professor estar muito preocupado comigo porque parecia anêmica, magra, raquítica e de ele me passar um multivitamínico feito com beterraba, suco de laranja, espinafre etc etc. Não tomei, mas tô viva até hoje. Lembro da primeira frase que ouvi sobre o Sistema Único de Saúde "gurizada, o SUS é legal", lembro da primeira vez que usei um estetoscópio, ressuscitei um boneco (pfff, não consegui nem fazer a massagem porque o 'cara" tinha o tórax muito duro!). E sim, apresentei outro trabalho que ficou marcado por toda a graduação por uma frase repetida 100 vezes enquanto esperávamos uma integrante chegar "Ana Neri era uma mulher a frente se seu tempo". Sim, o trabalho era sobre Ana Neri e eu ri muito, eu ri demais enquanto meu colega enrolava e enrolava...

- Bioquímica. Lembro das cadeias que tive que decorar dos aminoácidos, peptídeos etc etc etc. A mulher também era braba, eu sentava no fundão e ia bem nas provas...

O 2º semestre foi uma loucura!

- Fisiologia. Estudava até a morte, fazia resumos de 3 livros, gravava as aulas (ok, eu dormia em algumas delas), era muito aplicada! Meu final de semana não existia antes d uma prova até eu entender que não adiantava, a nota jamais passava de 4,0. De quatro áreas peguei recuperação em 3. Passei cola em uma prova que a professora tinha feito várias provas diferentes e, naquele dia, a única frase que eu falava era "gente, as provas eram diferentes" e nesse dia eu aprendi a rir e chorar e pedir desculpa pelas colas que passei fazendo vários amigos se danarem. É, que experiência...

- Fundamentos Administração I: ensinei a minha professora a usar o google, todas as sextas feiras de manhã era uma modalidade diferente. Achar artigos, figuras, dicionários e uma infinidade de coisas. No último dia de aula, ela nos levou ao Clínicas e conheci a lavanderia..só por fora e entendi o funcionamento dela.Uau, é muito complexo (ironicamente gente...)

- Microbiologia: eu amava, ia super bem! A mulher era meio louca, total louca, uma peruuuaaa, as muito querida, nos deixava colar nas provas. Simpática pra caramba. Eu me saí muito bem. Lembro somente dela dizendo "mais baixo gente, eu tô escutando", ok..eu falava baixinho então. Entretanto, nunca mais esqueci dos estreptococos e seus vários formatos de cachos, uvas, linhas..

- Parasitologia: Há, me dei muito mal! De tres áreas eu peguei recuperação em duas!! Estudava que morria, mas aqueles insetos, lombrigas, asinhas, entender porque o Aedes pára a 30º na água, porque ele é branco e preto e outras quinhentas coisas que eu tinha que saber me mataram. Estudei para as duas provas em que fiquei pendurada com duas amigas minhas e, no outro dia, eu passei NAS DUAS. Me fui pro 3º semestre bem faceira! Nunca mais esqueci que se eu por um bacon em cima da ferida de um berne ele não consegue respirar dentro da pele e sai morrendo em seguida e ficando grudado no bacon (é, eu sou enfermeira!)

- Embrilogia: aprendi que uma pessoa pode usar uma lingüiça para satisfazer seus desejos sexuais e não, não eram beem as mulheres que o professor dava como exemplo. Aliás, a história mais marcante foi de uma guria de 14 anos que prendeu o aparelho fixo no órgão genital do namorado e apareceu no pronto socorro escondida debaixo de lençóis. O pior é que tiveram que chamar os pais e até a dentista. Embriologia mesmo eu aprendi que já tivemos rabo, fomos feinhos, mas sempre inteligentes durante a nossa evolução. A sim, as respostas das questões de provas eram cantadas pelo professor durante as aulas e durante a prova. Quem iria estudar com tanta mamata? Mas eu estudei, peguei livro na biblioteca e tudo o mais, mas o professor não dava tempo, ele me respondia a questão antes de eu ler as alternativas! Mundo cruel...

Aí eu cheguei no 3º semestre, aprendi a aplicar injeção, aferir Pressão Arterial e as coisas foram complicando. Foi uma longa jornada de risos, choros, desespero, mas cheguei ao 9º semestre fazendo sondagens vesicais, "pegando" acesso venoso, perdendo pacientes, chorando por eles, segurando a mão daqueles que precisavam, rindo com eles, abraçando-os e o melhor: sorrindo todas as vezes que eu acompanhava um deles em sua alta indo pra casa feliz!

Posso até contar o restante dos semestres, mas hoje não. Quero ficar com a saudade desses dois primeiros em que eu tinha apenas 20 anos e me achava muito gente grande por estar na faculdade....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você passou por aqui!!! Deixe seu recadinho!beijos