segunda-feira, 21 de junho de 2010

Preciosa..

Bom, final de semana terminado, filmes vistos, festa aproveitada. Aliás, o aniversário foi muito divertido MESMO, ver todo aquele amor de adolescência, escutar os vários "eu te amo amiga e é para sempre" me fizeram lembrar da minha época de adolescente em que eu achava que todos os amores eram eternos, as amizades eternas, beijos eternos até que eu cheguei a universidade e vi que todo esse conto só serve para essa determinada fase da vida.
Não que as amizades da época de colégio tenham se extinto e nem que aqueles velhos amores deixados pra trás, mas os valores mudam, amadurecemos e na verdade é assim que deve ser. As amizades daqueles tempos, pra mim, são verdadeiras preciosidades, os meus melhores amigos são dessa época passada. E há que cultivá-las sempre porque senão realmente se perdem.
O melhor é perceber que com o passar do tempo, apesar de ter que crescer e aprender a ser "gente grande" o que foi compartilhado fica envolto numa aura de magia em cada reencontro. As lembranças vêm à tona e aqueles velhos sorrisos reaparecem entre conversas atuais e antigas. A gente aprender a ser gente nessas circunstâncias também. Dói saber que há coisas que não voltam mais, mas é bom saber que foram vividas, estiveram em nossas vidas e quando sente-se saudades é só fechar os olhos e lembrar.
Bom, até que o título se encaixa nos dois temas abordados aqui nesse post. Quando pus o título pensei em começar falando sobre o filme "Preciosa" que assisti no domingo, mas então as lembranças daqueles meus 15 anos me invadiram ao falar da festa da minha prima.
Bom, o filme é realmente maravilhoso apesar de dramático, triste, depressivo entre outars tantas coisas que escutei depois que os letreiros começaram a subir. Apesar disso, eu amei. Me fez enxergar aquela realidade que teimamos em não ver que tapamos com uma peneira. Nos mostra que há muita coisa para ser feita até ter-se uma sociedade melhor, com pessoas melhores. Somos humanos, mas não pessoas que humanizam.
Ao ver tanta crueldade pensei nisso e considero que não somos humanos de verdade se deixamos tais fatos acontecerem sem mover um dedo em prol daqueles que sofrem abusos, violência por causa da ignorância, falta de educação e até maldade. Somos animais racionais, mas humanos mesmo há poucos, verdadeiramente esses estão em extinção.
Vale a pena ver o filme para refletirmos o que estamos fazendo para sermos pessoas melhores, o que podemos fazer para melhorar a nossa educação, nossa postura diante de tanta barbaridade. Parece que me refiro a assaltos, assassinatos, bandidos, drogas porque quando alguém escuta a palavra "barbaridade" logo pensa nessas situações. Realmente, tudo que citei entra nesse contexto, mas o sofrimento psicológico também é uma grande barbárie. Consultando o dicionário o termo significa "crueldade, atrocidade".
Bom, para finalizar o post deixo aqui a sinopse do filme e recomendo que assistam e reflitam sobre educação, amor e família.

Preciosa - Uma História de Esperança ( vencedor de 2 oscar)

1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você passou por aqui!!! Deixe seu recadinho!beijos