sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Um outubro muito rosa..

Se estão pensando que vou falar sobre maquiagem, roupas, sapatos ou até livro, enganaram-se. Hoje meu post é especial. Como sou enfermeira achei necessário falar sobre o Cancêr de Mama pois estamos no mês da conscientização sobre a importância da detecção precoce. Os meninos que passam por aqui também precisam ler, para ajudar suas mães, irmãs, namoradas e até eles próprios porque,sim, o cancêr de mama também pode aparecer no sexo masculino.
Ontem li no jornal da zero hora um artigo da Maira Caleffi que é presidente do Instituto de Mama aqui do RS e resolvi transcrevê-lo para colocar um alerta a minhas amigas blogueiras, irmãs, amigos e todas as pessoas que passam diariamente por aqui. Fica o meu sinal vermelho de amiga, blogueira e principalmente enfermeira e mulher que sabe dos enormes riscos de descobrir o câncer em estado avançado.
Entremos nessa luta porque quanto mais cedo começamos a nos cuidar mais chances de prevenir!!
Um grande beijo a todas as mulheres!!! E sim, como diz a campanha do câncer de mama, EU TENHO PEITO.

Um outubro muito rosa - Maira Caleffi

" Mais de 30 mulheres morrem de câncer de mama por dia no Brasil. Em Porto Alegre, a doença é a primeira causa de óbito nas mulheres em idade fértil e a segunda em todas as faixas etárias. No mundo, uma mulher morre por causa da doença a cada 68 segundos. Sim, enquanto você lê este artigo, muitas mulheres morrerão. Está em nossas mãos mudar esse cenário. O câncer de mama pode ter até 95% de chances de cura - mas, para isso, é preciso haver investimento.
Embora seja a doença com maior impacto ecônomico mundial, o câncer não está na lista dos objetivos de desenvolvimento do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU). O suporte financeiro internacional para saúde em doenças não comunicáveis, como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e pulmonares, é de 0,9%. Essas doenças, no entanto, são responsáveis por 60% das mortes mundiais. Trata-se de um paradoxo de dimensões alarmantes.
Para 2011, estão previstos 49 mil novos casos de cancêr de mama no Brasil. E, 2020, se tudo ficar como está, esse número saltará para 62 mil. É um aumento de mais de 30%! Destes casos, milhares resultarão em mortes desnecessárias e diretamente relacionadas à falta de investimento: do poder público, das empresas privadas e das próprias mulheres, Não se trata de um problema restrito a um pequeno grupo, mas que envolve a sociedade toda e deve entrar na agenda política nacional.
Neste mês de outubro, pelo terceiro ano consecutivo, acontece no Brasil o movimento Outubro Rosa, uma ação mundial em prol da conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Nossa campanha é: " sem investimento, o câncer de mama não tem tratamento". Ao longo do mês, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femama) realiza uma série de ações - a primeira delas foi a iluminação em rosa do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Através do trabalho do Instituto de Mama do RS (Imama),  o Estado também abraça a causa. Em Porto Alegre, a Fundação Iberê Camargo, o Memorial do Rio Grande do Sul e o arco da Estação Mercado do Trensurb já receberam as luzes cor-de-rosa. No dia 24, o Gre-Nal também adere ao movimento - jogadores gremistas e colorados competirão usando uma braçadeira cor-de-rosa! Façamos cada um de nós a nossa parte. Se não pelos últimos 68 segundos, pelo menos por todos os p´roximos que ainda temos pela frente.

5 comentários:

  1. É muito importante a divulgação do outubro rosa, porque ajuda muitas pessoas. Parabéns!
    Beijos,
    Vanessa Sagossi
    comentandoofilme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto..
    e realmente é de extrema importância falar sobre isso.. e q cada x mais chegue a mais mulheres tb

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Muito louvável sua iniciativa, quanto maior a divulgação, mais chances das pessoas detectarem a doença no início.
    E minha querida, muito obrigada pelas suas visitas e comentários no meu blog Leituras de Eliane.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Queridas, vcs são especiais! É importante sempre alertar e manter-ser alerta!!!

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! Deixe seu recadinho!beijos