quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cansaço

Hoje eu me sinto cansada, mas é um cansaço recompensador. Ontem passei a tarde toda fazendo visitas domiciliares com o pessoal da equipe estratégia da família e me sinto recompensada. Recompensada por saber que nosso trabalho dá certo, por receber tanto carinho dos nossos pacientes/usuários, de ver que a nossa ajuda é bem vinda e muito esperada.
Todos aqui são colonos que trabalham na roça, que lidam com o gado, galinhas, ovelhas, pastos e etc. Casas humildes, muito humildes, mas sempre com uma cuca, um pão, um docinho para oferecer. Ontem, quase voltei com um pé de moranguinho e um gatinho recém nascido para casa, entretanto tive que me conter e BASTANTE.  Todos eles falam em alemão, eu sou loirinha, olhos azuis mas só consigo pronunciar um Alascut (Bom dia, boa tarde, boa noite) e isso deixa todos intrigados!! "tão branquinha e não fala nada?" Não gente, nada mesmo!! Aliás, eu nasci no Rio de Janeiro em Jacarepaguá então mais gaucha falsificada impossível!!! ;)
Culpa dos meus pais que nasceram em Venâncio Aires e, eles sim, trabalharam na roça, plantaram fumo, colheram, correram atrás de porcos para 'carnear' e muitas outras coisas. O destino quis que o meu pai fosse militar e saisse do sul por diversas vezes, vindo e indo nas férias, voltando a cada transferencia que era de dois em dois anos.
Conheci muita gente nos 16 anos que passei de um lado pro outro, sofri muitas delas por deixar amigos, paixões, escola, mas aprendi muito, aprendi várias coisas e, se hoje eu sou assim, devo a todas as experiências.
Com 16 anos paramos em Porto Alegre, me formei no Colégio Militar, entrei pra UFRGS e hoje sou enfermeira em Salvador do Sul, mais especificamente Campestre Baixo que fica há 20 km da cidade. Faço visitas em meio a matagais, conheço plantações, árvores, chás, aprendo um pouco do dialeto alemão. Há noite eu, sem tevê e internet, recorro a um bom livro e antes das 23 horas estou capotada em minha cama.
Estou muito feliz!!!!! Realizada em conhecer esse mundo novo, em poder exercer minha profissão que é linda e reconfortante embora algumas vezes triste e cruel por saber que o ciclo da vida acaba na morte.
Deixo meu beijo a vocês. Até mais

2 comentários:

  1. Oii! Que coisa boa que está dando tudo certo!! Adorei conhecer a tua história de vida. Pois, mesmo convivendo diariamente por mais de 4 anos, eu não conhecia. :) O pessoal do interior é um amor né? Esse é um dos motivos que me faz adorar Águas Claras, onde vou morar. Não vejo a hora de me mudar...
    Como deves estar lendo neste momento, então boa leitura! :) Bjss, bom findi!

    ResponderExcluir
  2. Não tiro da cabeça o gatinho que tu rejeitou... :)
    Guria, é como a Angel falou: as pessoas do interior são as melhores!!! Querem te agradar a todo o custo, sempre tem uma coisinha gostosa pra te oferecer, são solícitos e tem muita coisa a nos ensinar.
    Quanto ao dialeto alemão, sei alguma coisa por ter morado em Sta Cruz do Sul. Se eu ainda tivesse um dicionário (que emprestei e nunca mais vi), te emprestava!! Mas pode-se resumir o básico em:
    - Alles Gut (tudo de bom)
    - Alles blau? (Tudo bem? ---> literalmente quer dizer "tudo azul?")

    É o que lembro, por ora. Se encontrar meu caderno de alemão te passo mais dicas!!

    beijos, amiga!! aproveita bem essa fase, aproveita o que a enfermagem tem de bom e que pode oferecer às pessoas!!!

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! Deixe seu recadinho!beijos