quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Bel Ami

Gente, obrigada primeiramente pelos comentários maravilhosos que vocês estão fazendo, isso engrandece muito as resenhas e o espírito!!! Sempre vou respondê-los ou nos próprios blogs ou abaixo dos comentários que vocês fazem. Só de saber que existe vocês que leem o que é escrito, o que acho dos livros é de grande valia. Obrigada de coração!!!!

Ontem consegui a proesa de terminar dois livros. E digo que gostei muito dos dois. Hoje eu vou falar sobre Bel-Ami, um clássico da época realismo do autor Guy Massapant.
Digo que comprei o livro porque a capa dura e com a cena do filme me chamou muito a atenção. Adoro capas duras porque duram mais, porque são lindas e é mais fácil de manusear. A edução que comprei vem com a história em português e em francês e é muito bacana porque dá pra você tentar aprender um pouco da língua francesa.
A história se passa na França e conta a história de um homem, Duroy, que consegue alcançar status através de suas amantes e artimanhas políticas. Começa a trabalhar em um pequeno jornal sem muita fama e a partir daí começa a usar o seu charme para conquistar as mulheres dos homens mais bem quistos de Paris.
Adorei o livro porque a história de desenrola muito bem, e descreve cenas da cidade que dão uma vontade tremenda de conhecer.
É divino como o autor escreve fazendo-nos passar por todas as fases do nosso personagem principal. Primeiramente um zé ninguém, depois um reconhecido jornalista e depois termina riquissimo.
Como Eça de Queirós nos explica o Realismo é uma reação contra o Romantismo: O Romantismo era a apoteose do sentimento; - o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos - para condenar o que houve de mau na nossa sociedade. E é exatamente isso que ocorre durante o decorrer da narrativa." 
Eu recomendo lê-lo antes de assistir o filme.
Na Saraiva, o livro está por R$ 30,00
Vou disponibilizar no skoob para troca daqui uma semana, tempo que meu pai levará para lê-lo, certo pessoal???
Um feriadão maravilhoso para vocês e ótimas leituras!!!!


SINOPSE

“Bel-Ami” é um romance realista escrito por Guy de Maupassant publicado em 1885 sob a forma de folhetim na revista literária “Gil Blas”. O romance explora a sociedade e as atitudes em relação à riqueza, ao poder e ao oportunismo, retratando a ascensão social de Georges Duroy, homem ambicioso e sedutor, além de arrivista e oportunista, lançado ao topo sociedade parisiense, graças à ajuda de suas amantes e do conluio entre a imprensa, as finanças e a política. Maupassant descreve as ligações existentes entre o capitalismo, a política e a imprensa, além da influência feminina, privadas da vida pública da época. A obra se apresenta como uma pequena monografia da imprensa parisiense, onde Maupassant retrata implicitamente a sua própria experiência como jornalista. Assim a ascensão de Georges Duroy, ou “Bel-Ami”, pode ser comparada à própria ascensão de Maupassant. De fato, “Bel-Ami” é a descrição perfeita e inversa da vida de Guy de Maupassant, onde Georges Duroy representa o contrário do autor, conforme pode ser visto ao longo do romance. Através do personagem, o autor nos faz descobrir o mundo do jornalismo e da alta sociedade, sob a ótica dos escândalos políticos e financeiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você passou por aqui!!! Deixe seu recadinho!beijos