sábado, 22 de janeiro de 2011

Diário de Um Paixão

Que livro! Confesso que nas primeiras páginas eu desempolguei, começei a comprara o filme com o enredo e acabei concluindo que o filme é melhor. Entretanto, quando a cena muda, quando é Noah que começa a contar a história de sua vida, de sua esposa, filhos eu me apaixonei. Acebi devorando o livro enquanto vinha para Porto Alegre, no trensurb e fiquei indignada da viagem ter passado tão rápido que nem deu tempo de terminar a leitura. Chorei no trem, chorei em casa, algumas lembranças do filme vieram à tona, lembranças do dia em que vi com meu namorado e isso me emocionou profundamente.
O início é bem meloso, uma história mega romântica que parece irreal de acontecer. Quando a cena muda de figura e todos os ensinamentos e pensamentos e poemas surgem parei para refletir na simplicidade que o autor quis passar em algumas cenas. Deslumbrar o luar, olhar os gansos na lagoa, um trovão, relâmpago e até uma xícara de chá passam a ter muito valor tanto para o Noah quanto para Allie.
Eu não posso realmente contar muita coisa porque para quem não viu o filme nem leu o livro acaba perdendo a graça se descobre o significado daquele diário. Sempre achei que ele fosse de extrema importância para o Noah, mas no final é Allie que verdadeiramente não quer deixar o amor dela ser esquecido..
Quando penso na história ainda me dá um nó na garganta e eu descobri que valeu a pena ter lido sim.
O filme é diferente, algumas cenas foram inventadas, outras são tal qual mas os dois me cativaram. O filme continua sendo um dos meus favoritos e o lviro acabou de entrar na minha lista de prediletos.

Agora parto para Memórias de uma Gueixa. E a leitura segue pessoal
Um beijão a todos que me seguem
Com Carinho.

 Diários de Uma Paixão
 
Uma garota vai passar o verão com a família na cidade litorânea de Seabrook, na Carolina do Norte, nos anos 40. Ainda adolescente, Allie Hamilton (Rachel McAdams) conhece o jovem Noah Calhoun (Ryan Gosling), que mora na cidade. Noah sente que é amor à primeira vista. Embora Allie seja de uma família rica e ele seja um operário, os dois se apaixonam profundamente durante um verão repleto de emoção e liberdade.
Eles são separados pelas circunstâncias, mas ambos permanecem assombrados pelas lembranças um do outro. Quando Noah volta para casa após a guerra, Allie se foi para sempre de sua vida, mas não do seu coração. Anos mais tarde Allie volta para Seabrook sem que Noah saiba, onde eles se reencontam. Ocorre que agora Allie está noiva de Lon (James Marsden), um soldado abastado que conheceu quando foi voluntária num hospital.
Décadas mais tarde, um homem (James Garner) lê um caderno antigo para uma mulher (Gena Rowlands) que visita regularmente no asilo. Embora a memória dela esteja prejudicada, ela se deixa envolver pela emocionante história de Allie e Noah - e por alguns breves momentos consegue reviver uma época de paixão e turbulência - em que eles juraram que ficariam juntos para sempre.

Investimento: A partir de R$ 29,90


2 comentários:

  1. Oi Ca! Que bom que gostastes!! Depois que eu ler, te empresto os outros livros do Sparks. Tenho A Última Música e Querido John. Memória de uma Gueixa deve ser bom demais! Ao menos o filme, eu adorei!
    Bjss, bom findi na capital chuvosa! ;)

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! Deixe seu recadinho!beijos