terça-feira, 4 de junho de 2013

Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres

" ....Naquela hora da noite conhecia esse grande susto de estar viva, tendo como único amparo apenas o desamparo de estar viva. A vida era tão forte que se amparava no próprio desamparo de estar viva. De estar viva- sentiu ela- teria de agora em diante, fazer o seu motivo e tema. Com curiosidade meiga, envolvida pelo cheiro de jasmim, atenta à fome de existir, e atenta à própria atenção, parecia estar comendo delicadamente viva o que era muito seu. A fome de viver, meu Deus. Até que ponto ela ia na miséria da necessidade: trocaria uma eternidade de depois da morte pela eternidade enquanto estava viva.."

Não devemos tentar explicar Clarice, nem o contexto de sua literatura tão perfeitamente reveladora e de certa forma pesada. Não tem como não dar a máxima pra Clarice. Intenso. Apesar de um livro com poucas páginas é complexo lê-lo e entendê-lo. Não tente devorá-la com avidez, absorva aos poucos a mágica de ser Clarice.

Não vou resenhá-lo porque é até difícil defini-lo. No meio do livro eu pensei "que coisa morna" e no final eu já estava absurdamente apaixonada assim como os personagens quando se descobrem e entrelaçam suas mãos.

Concluo apenas que a arte de viver é complexa, difícil, relacionar-se, amar, sonhar, cair e levantar no meio desse universo que nos oferece tantas descobertas e cores e amores (pela vida, pelos homens, por tudo).

Uns irão odiá-la outros irão amá-la. Decida-se você e absorva o que Clarice tem de bom - e de ruim- ao mostrar a face intima de uma mulher confusa sobre sua vida e sobre o mundo.

Sinopse

Aprender a amar e a ser ela mesma é o grande desafio da personagem Loreley, cujo apelido é Lóri. Para o leitor, o prazer maior é ir aprendendo aos poucos a conhecer Clarice Lispector, através da trajetória dessa personagem. Ambientado no Rio de Janeiro, "Uma Aprendizagem ou O livro dos Prazeres" conta a história de amor de Lóri e Ulisses. Lóri é uma moça rica de Campos, principal cidade do Norte Fluminense, que optou por morar no Rio, onde trabalha como professora primária e pode desfrutar de uma liberdade impossível em sua cidade natal. Ulisses é um professor de Filosofia, que conhece Lóri na rua e aos poucos vai conduzindo-a na aprendizagem do prazer.
Loreley é personagem de uma lenda do folclore alemão, que seduz e enfeitiça os pescadores. Ulisses é o herói da epopéia grega, que vence os obstáculos usando a inteligência. As duas personagens de Clarice trazem as características de seus modelos originais e envolvem o leitor numa trama que se torna ainda mais apaixonante por ser uma aventura no mundo da linguagem, sem começo nem fim. A narrativa começa com uma vírgula, como se fosse a continuação de algo já iniciado, e se encerra com dois pontos, indicando que a estória prossegue, embora não apareça no livro.
Como em todas as obras de Clarice Lispector, "Uma Aprendizagem ou O livro dos Prazeres" é um ponto de vista feminino a respeito da vida. Lóri, na verdade, é a personagem central, enquanto Ulisses ocupa um papel secundário, mero referencial para os pensamentos e atitudes de Lóri. O livro conta, acima de tudo, a viagem empreendida por Lóri em busca de si própria e do prazer sem culpa. Uma viagem na qual Ulisses funciona como um farol, indicando onde estão os perigos e o caminho correto para a aprendizagem do amor e da vida.





Investimento: R$ 27,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você passou por aqui!!! Deixe seu recadinho!beijos